Rock Tintas

Perguntas Frequentes

Qual o processo correto para pintar com tinta spray?

Antes de mais nada, é importante agitar a lata até a bola de dentro se soltar, para realizar a mistura da tinta com o solvente do tubo. Em seguida, é preciso verificar se o bico está bem encaixado no tubo. A aplicação é feita em camadas finas com movimento vai e vem, iniciando pela parte de fora da peça, indo para cima e terminando do outro lado, mantendo-se sempre uma distância de 30 a 40cm.
Uma outra forma de aplicação é a demão cruzada: da direita para a esquerda e depois de baixo para cima.
Antes da aplicação é preciso verificar se a peça a ser pintada está com o acabamento liso e perfeito, sem fissuras ou rachaduras, sem pó, lixada ou com aplicação de solvente e/ou removedor, com utilização de prime, seladora (no caso de madeiras e gesso), goma-laca ou tinta látex.
A aplicação da tinta spray pode ser feita diversas vezes no mesmo material, ao mesmo tempo em que uma lixa é utilizada para corrigir irregularidades. Para um serviço limpo, sem respingos e imperfeições, é importante cobrir com jornal ou plástico e fita crepe as partes que não se deseja pintar.
Ao finalizar o serviço, é importante virar o tubo de cabeça para baixo e apertar a válvula até que somente gás esteja saindo. Isso limpa a válvula, evitando entupimentos e aumentando a vida útil do spray.

Posso aplicar produtos á base de látex (acabamentos, fundos e massas) sobre a madeira?

Não. Porque a tinta de base látex foi desenvolvida para a pintura de alvenaria, que é um substrato estável, diferente da madeira, que é um substrato com movimento natural (contração-dilatação) e com propriedades específicas (dura, resinosa). Existem no mercado tintas e vernizes especiais á base de água para pintura em madeiras.

Eu posso usar thinner para diluir tintas esmalte, tinta á óleo ou vernizes?

Não. O uso do thinner como solvente para esses produtos causa esbranquiçamento, enrugamento e descascamento da tinta.

Após aplicado o reboco, quanto tempo preciso esperar para pintar?

28 dias no mínimo.

Posso pintar com temperatura abaixo de 10 graus?

Não, pois os produtos perdem suas características a esta temperatura.

Existe uma ordem para pintar um ambiente?

Pintar um ambiente na ordem correta economiza tempo e dinheiro. Comece pelo teto, paredes, janelas e finalmente rodapés.

É possível conservar os materiais de pintura após o uso?

Para aumentar a vida útil dos rolos e dos pincéis é necessário limpá-los imediatamente após o seu uso.
Os pincéis e rolos utilizados na pintura de tintas sintéticas (base solvente), devem ser lavados com o solvente de diluição dos produtos que foram aplicados. Se os mesmos forem guardados por períodos relativamente longos (dias ou meses), após a lavagem dos mesmos com diluente, deverão ser lavados também com água e detergente.

Os rolos e pincéis usados na pintura de produtos látex devem ser lavados inicialmente com água e em seguida com água e sabão.

O que faço com a tinta que sobrou?

Necessitando guardar a tinta que sobrou, armazene-a em um lugar coberto em embalagem fechada e na posição vertical. O local não pode ter nem calor nem umidade excessiva.

No caso de esmaltes sintéticos, tintas a óleo e vernizes recomendamos colocar uma pequena quantidade de aguarrás, de tal forma a formar uma película líquida sobre a superfície da tinta.

É possível fazer um retoque de pintura na parede?

Não. Caso necessário efetuar retoques em paredes, pintar a parede por inteiro, pois a tinta sofre um envelhecimento natural, e quando retocada somente em uma parte de uma parede, pode ocorrer diferença de aspecto, textura e cor. Isto acontece até em pinturas novas.

Tenho mofo em minhas paredes, qual o procedimento de limpeza?

Existe o produto chega de mofo da Coral, pode ser utilizado diretamente sobre o mofo.

Se a pintura for feita com tinta comum. A superfície dever ser limpa utilizando-se uma solução de água sanitária e água na proporção de 1:2 e deixar atuar por 4 horas e após, enxaguar com água potável. Este procedimento deve ser repetido após 15 dias para evitar o reaparecimento do problema.

Como faço para limpar paredes internas?

O melhor é uma solucção de água morna e detergente líquido neutro. O pano deverá ser de algodão bem leve ou na parte amarela da esponja. A limpeza deverá ser efetuada de forma suave e homogênea, em toda a superfície pintada. Enxaguar com água limpa. O uso de produtos abrasivos pode danificar a superfície pintada.
Nunca limpar a pintura com pano seco, pois poderá ocorrer o polimento da superfície (manchas brilhantes).
Não recomenda-se o uso de equipamentos que utilizam água quente e vapor, pois podem gerar manchamentos indisejáveis.