Rock Tintas

Significado, Sensações e Combinações das Cores

Vermelhos Vibrantes

…Cultive a intimidade: pinte suas paredes com Vermelho… São Intensos, Poderosos, Pulsativos…Carregados de Emoção…
Energética. Dá coragem, ousadia e poder. Em todas as culturas é a cor da paixão e da sensualidade.
Favorável quando aplicado em proporções equilibradas, para espaços onde se pretende criar ambientes íntimos, sensuais e estimulantes.

Onde usar:

Indicado para salas, pois proporciona uma sensação de intimidade e a conversa será mais pessoal.
É uma cor ativa e estimulante que produz impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. Vermelho é calor, energia, sensualidade. Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial.
Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.

Combinações e sensações:

– Vermelho com verde: segundo o ditado, os opostos se atraem. No caso dos vermelhos e verdes isso é totalmente verdade. Imprime ousadia. Sua casa não passará desapercebida.
– Vermelho com amarelo-dourado: transmite sabedoria;
– Vermelho com azul: vai esfriar um pouco o vermelho;
– Vermelhos intensos com tons neutros: esta combinação cria ambientes chiques e sofisticados. Mas quando usados nas tiras de vermelhos mais vibrantes, remetem as brincadeira e transmitem

energia e vibração.

– Vermelho com violeta: segundo outro ditado: a união faz a força. O ambiente ganha um porte clássico e elegante no contraste destas duas cores;
– Tom sobre tom: escolha o vermelho que mais gosta e mescle-o com as nuances bem claras do mesmo (rosas suaves). O ambiente ganhará um ar de equilíbrio.
– Vermelhos Claros “tons de rosa” proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes.
Dicas: vermelhos intensos são altamente emocionais e estimulam tanto sentimentos positivos quanto negativos. Devemos usá-lo com cautela, ou seja, de acordo com a personalidade dos moradores. O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista

As cores e as pessoas:

É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente com natureza afetuosa, apaixonada, impulsiva e corajosa, mas que também pode ser dominadora ou irada.
Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas.

img-a-rock-tintas02

Laranja

….Mais vida a sua casa?….Vitamine suas paredes de laranja…Transmitem muita vitalidade… Iluminam e esquentam sua casa.
Cor acolhedora e quente, que convida à sociabilidade e diversão.
Em todas as culturas, as flores das laranjeiras simbolizam a fertilidade. Os laranjas transmitem a força da vida.
Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade.

Onde usar:

Ideal para cozinhas, salas de jantar e áreas de lazer. Fornecem descontração e energia ao ambiente.
Combinações e sensações:
– tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc.
– laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança.
– Todo mundo sabe que cenoura faz bem para os olhos. Laranja cenoura nas paredes, cria um ambiente com estímulo visual. Fica ótimo se combinado com tons neutros do palha e do creme nas

outras paredes.

– O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Esta cor fica muito bem se acompanhada da cor azul.
– O contraste do laranja claro, com laranja escuro. O resultado é descontração com uma pitada de elegância.
– laranjas com amarelos: ambientes que chamam atenção pelo equilíbrio e pelo clima agradável e harmonioso.
– laranjas com azuis: criam ambientes ousados e surpreendentes.
– laranjas pálidos fortalecem a energia e deixam as pessoas mais soltas e confortáveis. Aposte no tom e renove suas forças.

Dicas:

A cor pêssego, que é um laranja rosado, estimula o afeto e a comunicação dos membros da família.
As cores e as pessoas:
As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.

img-a-rock-tintas02

Amarelo

…Sua casa gostosa como um sorriso?….Deixe a alegria dos tons de amarelo refletirem em suas paredes…
Assim como a luz do Sol. Ilumina todos os ambientes, Cor associada com o intelecto, as ideias e a inquirição mental.

Onde usar:

Quartos de crianças em seu período escolar, pois estimula a criatividade e as idéias.
Ambientes sociais, pois estimula o pensamento, o raciocínio e a comunicação.
Home-office: cor mais indicada para esta área, já que ela ativa a inteligência e a sabedoria, estimula o raciocínio, o trabalho intelectual e ainda aumenta a capacidade de concentração.

Combinações e Sensações:

– tons de amarelo claro- ativam a mente para novas idéias e ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (núcleo do sistema nervoso central que é um dos principais centros provedores de informação do cérebro).
– mostarda: devem ser usados com moderação, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade.
– amarelos e violetas- cores contrastantes, esta combinação destaca o que cada cor tem de melhor, deve ser usado para pessoas que procuram por ambientes ousados.
– amarelo ouro: onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência.

-amarelo-escuro: cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo.
Dicas: Esta cor fica muito bem usada lugares onde têm pouca luz, como hall e corredores.

img-a-rock-tintas02

Verde

…Esta procurando por um momento de maior Equilíbrio e Harmonia? Esta é a sua Cor… Afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos…
Use o verde na decoração e deixe sua casa tranqüila e agradável.
Intimamente ligada a natureza. É a cor do equilíbrio e da saúde. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão.
Cor da firmeza, constância , perseverança, resistência, esperança. E também da segurança, do amor-próprio, da auto-afirmação e do orgulho. Equilibra as emoções
Onde usar: Salas, escritórios, quartos, consultórios, cozinhas e banheiros. O verde poderá ser usado em qualquer ambiente. Ainda que tenham funções diferentes, você vai encontrar um verde ideal para dar ao seu espaço a sensação que procura.
Ambientes comerciais: propicia conversas mais sérias, sóbrias, sobre negócios.

Combinações e Sensações:

– verde com vermelho: formam o par ideal. Com esta combinação você irá mostrar sua forte personalidade.
– verde tom sobre tom: combinando tons mais claros com mais escuros da mesma tira de cor, os ambientes ficam mais equilibrados.
– verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. Além de conferir sofisticação.
– verde-claro é ótimo para crianças;
– verde-maçã indica uma casa onde se dá importância às crianças, à família e aos animais.
– verdes cítricos, como melão, maçã verde, kiwi, verde limão, são ideais além de darem um ar descontraído e alegre.
– verde-azulado em tons pastéis: criar um espaço reservado aos momentos de calma e tranqüilidade.
-verdes acinzentados ou os verdes mais escuros das folhas de florestas mais densas são uma ótima opção para se criar ambientes mais sóbrios.
– verde oliva: Tons mais fortes trazem mais acolhimento e elegância, convidando para longos bate papos;
-verde usado com cores mais claras, irradia energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada à auto-estima.
Dicas: É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático.

As cores e as pessoas:

Quem gosta do verde ser revela uma pessoa com força de opinião e criativa, reformadora, mas conservadora e, dentro de um critério fechado de opções. Já a aversão ao verde pode significar um estado de ansiedade para libertar-se de tensões reprimidas, bem como a perda da capacidade própria de resistência a situações adversas, redução da auto-estima e da auto-afirmação, sensação de culpa e de fracasso. Pode ser também sinal de capricho excessivo e de teimosia.

img-a-rock-tintas02

Azul

….Esta passando por um Momento Inspirador ? ….Reflita isto em suas paredes…Os Azuis são Meditativos e ajudam a Relaxar….
Remete ao céu. Simboliza o infinito do espaço de tempo.
O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Esta associado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Transmite ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação.
É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura.

Onde usar:

Quartos em geral, mas principalmente de crianças agitadas. As cores com tonalidades mais frias ajudam a esfriar as atividades celulares do cérebro, reduzindo assim, a atividade mental. Propicia o relaxamento antes de dormir.
Em casas de banho, a sensação da água esta mais presente, ajudando a relaxar.

Combinações e Sensações:

– Azul-escuro e profundo: cor que remete a integridade e honestidade. As pessoas que se entregam à mentira e são desleais não costumam se sentir bem nestes ambientes, pois ela tende a fazê-las se sentir culpadas. Esta é a cor favorita do ser confiante, conservador, responsável, confiável, tranqüilo, introspectivo, perspicaz, intuitivo, inteligente e sábio.
– Azul forte com tons neutros de porcelana ou cinza na sua nuance mais clara, remete a ambientes sofisticados.
– Azul tom sobre tom: usando tons mais claros e mais escuros da mesma tira de cor, imprime um ambiente equilibrado. Ajuda a evidenciar elementos decorativos existentes.
– Azul escuro com
– Azul com verde e violetas: é para quem não gosta de ambientes tediosos. Interessante e harmonioso.
– Azul com amarelo: usado para ativar a mente e a intuição,
– Azul com vermelho: manifesta as emoções e fortalece as opiniões.
– Azul com rosa: traz à tona o nosso lado afetuoso;
– Azul escuro com pêssego ou laranja: se você gosta de ousar, use cores contrastantes. Estimula a criatividade.
– Azul- turquesa é extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.
– Azul – hortência: combina muito bem com pêssego, rosa e salmão. Esta combinação acalma as emoções e ajuda a relaxar.
– Azul escuro violetado: o índigo pode trazer à tona velhos medos; apesar de ser uma cor natural, ele parece quase preto e nos afeta as emoções e os pensamentos mais profundos. Sua vibração é muito forte.
– Azul-claro: é a cor favorita do ser pacífico, afetuoso, carinhoso, idealista, comunicativo, sincero, criativo, perseverante.
– Azul esverdeado: produz uma sensação de sofisticação, criatividade, exigência, ordem e egocentrismo.
– Turquesa (azul misturado com verde, de intensidade viva): relaxante e repousante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente para assegurar o equilíbrio. E maravilhosa como cor principal de uma decoração e ajuda a reduzir rapidamente o stress. O turquesa contém azul e verde, ambas cores relaxantes por si mesmas.

Dicas:

Não deve ser usado em demasia, pois deixam o ambiente frio e tem uma tendência a deixar as pessoas indiferentes, retraídas e com sono.
Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho. Daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atritos e desavenças.
As cores e as pessoas:
Quando existe aversão ao azul ou mesmo medo do azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade psicomental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização.

azul-A

Violeta

….Esta é a Cor da Realeza….Muito Poderosa… Tranquilizadora e Incomum, perfeita para compor ambientes Inusitados…
Esta associada a ideais nobres, como devoção e lealdade. É a cor da alquimia e da espiritualidade. Simboliza a prosperidade, prestígio e respeito.
Use os violetas para dar um ar nobre à sua decoração e criar ambientes inusitados!

Onde usar:

É ideal para lugares de repouso, quando utilizada em tons mais claros, próximos do lilás.
Aconselhada para ambientes comerciais. Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais.

Combinações e Sensações:

– Violeta com amarelo: os violetas por si só são diferenciados. Mas combinando-os com os amarelos é possível criar ambientes surpreendentes. Estas cores juntas estimulam a introspecção para encontrar nosso eu interior.
– Tom sobre tom: A mistura de tons claros e escuros imprime ambientes de um bom gosto incrível. Além de estimular a meditação e a espiritualidade.
– Violeta com verde: estimula a generosidade e a caridade.
– Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo, use elementos decorativos coloridos neste caso.
– Violeta com tons neutros – deixam o ambiente sofisticado;
– Compor vermelhos e azuis com os violetas – deixa os ambientes harmoniosos e com clima agradável.
– Púrpura com verde: Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.
– Magenta: Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais.
– Magenta com verde: Grande harmonia

Dicas:

Esta é a cor mais poderosa de todas e afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério.
As cores e as pessoas:
Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e certa instabilidade psíquica. O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade.

violeta-B

Marrom

…Quer alguns momentos acolhedores e calmos?…..Una o básico ao natural…Pinte suas paredes em tons de marrom…
Neutro vibrante. Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.

Combinações e Sensações:

Esta cor cria ambientes calmos e acolhedores. Podem ser combinados com tons de verde e chocolate.
Tom sobre tom: a mistura do neutro suave com o vibrante, criar ambientes intensos e sofisticados.

marrom-A

Neutros

…Sofisticação…. Os neutros imprimem elegância e aconchego aos ambientes…
Beges, cremes e camurças. Estas cores evocam os elementos naturais como têxteis, madeiras, pedras e areia. Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. Criam ambientes calmos e acolhedores

Combinações e Sensações:

Os neutros são o curinga de uma composição. Ótimos para realçar qualquer elemento decorativo.
Pode ser usado com diversos tons de neutros, o que proporciona uma decoração harmônica.
Apesar de não chamarem atenção para si, tornam-se ousados quando usados com cores contrastantes: vermelhos, marrom escuros, verdes, violetas profundos…
Dicas: Ideais para quem não arrisca muito na decoração, mas procura por um ambiente elegante e acolhedor.

neutro-E

Cinza

Quer unir o básico ao elegante?….Cinza é a sua cor…A cor da Sobriedade…
Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa desapercebido. Remete ao cimento a pedra, mas também esta associado às novas tecnologias.
Cor inteiramente neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano. Não emite estímulo psicológico. Transmite neutralidade que dá a sensação de equilíbrio e estabilidade.

Combinações e Sensações:

– Tons de cinza usados com tons branco, preto e cinza compõem ambientes mais sóbrios e elegantes.
– Tons de cinza usados com tons cítricos e amarelos são muito versáteis e podem ficar mais energizantes.
– Tons de cinza usados com tons de vermelho e terracota são muito acolhedores.
– Tons de cinza usados com tons de azul e roxo criam ambientes muito modernos.

Dicas:

Cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons nas nuances mais claras e sempre acompanhadas com cores quentes.
Pode ser à base de uma decoração, sendo ideal para destacar elementos decorativos.
As cores e as pessoas:
As pessoas que tem atração pelo cinza sentem necessidade de buscar o equilíbrio, a redução de conflitos psicológicos e pode estar carente de energia vital, procurando se isolar do mundo ou não se identificando com os padrões e valores mundanos. São pessoas tranqüilas, distantes, precavidas.

cinza-A

Branco

….Versáteis….Esta é a cor que realça todas as outras cores….Atemporais…Não dependem de tendências ou modas…
Luminosidade. Símbolo da paz e da pureza. Realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida.
Ótimo para qualquer ambiente, principalmente casas de banho, cozinhas e outros locais onde a sensação de limpeza é importante.
Dicas: evitar que esta cor apareça em demasia em um ambiente, pois passará uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Quando usar esta cor abuse na decoração: procure sempre usar quadros, tapetes e almofadas coloridas.
As cores e as pessoas:
Quem gosta desta cor é considerado puro, ordeiro, crítioa, auto-suficiente, cauteloso, motivado, intelectual, positivo.

branco

Preto

….Esta é cor da imponência….
É imponente, mas só.Remete à elegância e ao luxo.
Combina com todas as cores, excelente opção para criar um espaço original.

As cores e as pessoas:

Transmite a sensação de renúncia, entrega abandono e introspecção. O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.

Dicas:

Procure usar apenas em detalhes, pois pode causar sentimento de opressão e depressão.
Ideal para realçar objetos.
As cores e as pessoas:
A pessoa que gosta desta cor é considerado sofisticada, séria, autoritária, impressionante, digna, seca, misteriosa, desconhecida. E também são vistas como estranhas, distantes, taciturnas, procurando a renúncia e o isolamento.

pistacheEPRETO

Rosa

….Precisando de mais delicadeza e romantismo em sua vida? Abuse dos rosas….
Cor delicada e sensível. Remete ao aconchego e romantismo.
Está associada ao carinho, ao relaxamento, a afetividade e a maternidade

Onde usar:

Perfeitos para quartos.
Indicado para asilos. Tons róseos mais quentes: têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas. Ficarão mais ativas e vigorosas.

Combinações e Sensações:

– Rosas tom sobre tom: experimente usar um tom mais claro, com outro mais escuro.
– Rosas com nuances de lilás, ficam muito bem com verdes, e criam ambientes descontraídos.
– Rosas com creme ou amarelo na nuance mais clara. Ambientes totalmente delicados.
Rosa em tons pálidos: são relaxantes
Tons róseos mais quentes: têm um efeito positivo, e sob a sua influência as pessoas tornam-se ativas e desejosas de progresso. Combate a apatia e a indiferença pela vida.

Rosa salmão: Cor que significa a vibração do amor universal e do amor por si mesmo.

Dicas:

Ótimo para criar um ambiente romântico, se usado em nuances mais claras.
Em tons mais intensos, em uma parede, ou em pormenores, pode fazer toda a diferença.
As cores e as pessoas:
Pessoas que gostam desta cor são carinhosas, afetivas e a maternas.

img-a-rock-tintas02